Publicidade                               

Barra de Pesquisa Personalizada do Google Procure Produtos, Serviços e Imagens de seu Interesse

                                                                        ▼                                                                    

.

Empresas para Entregar Propaganda

 

COMO FUNCIONA UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE?

Hoje vou mostrar a vocês como funciona uma agência de publicidade e propaganda. Encontrei este texto da Silvia Zampar onde ela resume bem a estrutura de uma agência, leiam abaixo:
Geralmente, quando estamos de fora, ou quando começamos num curso de Propaganda, Mkt ou “afins”, ficamos meio sem entender direito qual a estrutura de uma agência, quantos setores / departamentos ou pessoas têm que fazer parte, se existe algo que seja determinado por lei… Enfim, são tantas dúvidas… E tão poucos dispostos a nos responder.
Nessa minha postagem vou “mostrar de forma geral” para se compreender a estrutura, e resumidamente cada um dos setores abordados. No esquema abaixo podemos ver o que seria a estrutura de uma grande agência, ou seja mais completa:

No gráfico pode-se ainda observar, através das setas, o fluxo das informações dentro da agência e seus diversos setores. Vamos comentar cada um desses setores, de forma bem resumida:

Administrativo: composto de uma ou quantas pessoas forem necessárias (de acordo com o “tamanho” da agência), sendo que engloba (ou pode englobar): Administração Geral, Finanças, RH, Jurídico, Serviços Gerais, etc. Atendimento: quase sempre é (ou deveria ser) o único que tem contato direto com o cliente. Planejamento: recebe as informações colhidas junto ao cliente (objetivos, verba), determinando “o que” deverá ser feito para se cumprir o que se deseja. Pesquisa: Supre o setor de Planejamento das informações necessárias (de mercado, concorrência). Criação: Departamento responsável por criar as peças e campanhas determinadas pelo Planejamento. Geralmente composto no mínimo por Diretor de Arte e Redator, pode conter ainda o Webdesigner, Revisor, etc. Mídia: Realiza as negociações e monta os mapas de mídia, conforme o que foi planejado veicular (rádio, TV, jornal, revista, outdoor, etc.) Produção: Cuida da produção e finalização do Material Gráfico que será desenvolvido. Pode englobar Produtor Gráfico, Assistente Gráfico, Assistente de Computação, Orçamentista. RTVC: é a sigla para rádio, televisão e cinema. Este setor cuida da produção, gravação e edição das peças para estas mídias "na nossa realidade esse serviço também é realizado pela produção". Em algumas grandes agências existe ainda o Tráfego, que é responsável por transitar as diversas informações entre os departamentos já citados. Esse é um quadro geral, que pode englobar um número muito grande de profissionais e sub-setores, entretanto as pequenas agências trabalham com um esquema mais enxuto, como é o caso da G3 Brasil, como podemos observar na figura a seguir:

 

Quero apresentar ainda, de forma bem resumida e rápida o CENP – Conselho Executivo de Normas Padrão, este é o órgão que regulamenta o setor. O CENP foi formado por representantes das Agências, Clientes, Meios de Comunicação e prestadores de serviço para o meio (Produtoras, Gráficas, etc.) para disciplinar as negociações entre as partes, estabelecendo normas que preservassem a ética e qualidade dos anúncios do mercado nacional. Foram então desenvolvidas as normas padrão, que são as regras que todos devem obedecer, sendo que o CENP estabelece que só quem tem a certificação deles pode receber o comissionamento determinado (por lei uma agência tem direito a receber do veículo de comunicação 20% da verba investida), para isso eles exigem uma estrutura mínima de 3 pessoas. Ou seja, no gráfico 2 apresentado, geralmente seria pelo menos o Planejamento/Atendimento + Mídia + Criação, ou Atendimento + Planejamento/Mídia + Criação. A G3 Brasil é uma agência que já está em processo de cadastramento para a certificação, assim que nosso certificado for emitido irei postá-lo aqui para que todos os que acompanham nosso blog tenha conhecimento.

Fonte:Gustavo Brito – Publicitário na G3 BRASIL

...
    Web.XP Interligando Empresas para Você! !